• Pular para navegação primária
  • Skip to main content
  • Pular para sidebar primária

Vídeo Aulas de Improvisação Musical e Saxofone Online

  • Home
  • Depoimentos
  • Saxofone
  • Improvisação
  • Login
  • Site
  • Blog
  • Contato

“Por onde iniciar na improvisação?”

“Por onde iniciar na improvisação? Leio bem partitura, mas não toco sem ela…”

Eu me identifico totalmente com este problema. Durante anos dependi de partituras e sem elas, o músico que existia em mim acabava.

Obviamente, não estou ignorando a importância da partitura. Ela é importante! Mas precisamos saber o momento de usá-la e como fazer música sem depender 100% dela.

O fato é que, mesmo com uma boa leitura de partitura, existem grandes chances que você ainda não leia bem cifras. Então é importante iniciar esse trabalho de se familiarizar com as cifras tendo em mente que esse tipo de escrita musical não foi pensada apenas para músicos que tocam instrumentos harmônicos, mas sim para todo o tipo de músicos.

Sobre esse tema, eu tenho um vídeo no IGTV que vale a pena conferir e que pode dar alguma luz sobre o que se espera da leitura da harmonia através das cifras. CLIQUE AQUI para assistir.

Uma observação importante é que, às vezes, mesmo guitarrista que convivem com cifras desde o início do contato com o instrumento, por exemplo, não conhecem bem as cifras. Algumas vezes só estão acostumados com as posições (dos dedos no instrumento) e não conhecem as notas. Então essa intimidade com as cifras é importante, não ignore essa etapa. É onde muitos erram.

Para desenvolver a leitura das cifras e já começar a trabalhar a criatividade, um dos primeiro estudos que recomendo, após os de graus dos acordes, é estudar uma música simples, com harmonia não tão básica, e trabalhar ritmicamente usando apenas a fundamental (1º grau de cada acorde). Depois, trabalhar da mesma forma com 3ª, 5ª e 7ª de cada acorde.

Outro exercício a se fazer, ainda nisso, é usar alguns motivos rítmicos da própria melodia da música tocando os graus de cada acorde. Isso já é vocabulário para improvisação, extraído da música que você leu.

Fazendo isso, você já começa a improvisar com algo que conhece e, ao mesmo tempo, vai se desprendendo da partitura e tocando frases simples de “cabeça”. Pois o que deve tocar não está escrito.

Claro que há uma progressão para isso, usando depois todas as notas do acorde e mais… Mas aqui, você já inicia aproveitando o que sabe e construindo de maneira gradativa, uma base sólida.

Caso queira conferir os resultados que alguns dos meus alunos conseguem em pouco tempo aplicando este tipo de estudo, assista o vídeo abaixo.

Sidebar primária

Copyright© 2014–2021 - COUTINHO ENSINO DE MÚSICA LTDA CNPJ: 53.425.389/0001-00

Av Generalíssimo Deodoro 663 - Sala 6 - Belém-PA Telefone para contato: +55 (15) 99809 0616

Política de Privacidade