Essa é uma pergunta frequente que meus alunos e os seguidores do Instagram e Youtube me fazem. A resposta é uma só: a organização é a chave!
Aliás, acredite, hoje eu também não tenho muito tempo para estudar todos os dias. Sim! Apesar de viver de música, tocando, dando aulas, gravando, arranjando e etc., meu tempo para o estudo (de fato) é bem limitado. Mas eu tento me organizar o máximo possível para que, independente de eu ter 20 minutos de estudos ou 2 horas (o que é bem raro), consiga continuar evoluindo. Por isso, eu posso falar bem sobre esse tema. Todas as dicas daqui são exatamente o que eu faço em todas as minhas sessões de estudo.
Para começar, analise seus horários da semana para fixar dias e horários que estudará. Ainda que sejam 20 minutos de estudo, marque na sua programação da semana como um compromisso e faça de tudo para não “furar” com esse compromisso.
Outro ponto é que, quanto menos tempo disponível você tem, mais importante se torna o ato de organizar tudo para não ter distrações nos momentos de estudo. Então, separe previamente e leve para o local de estudos apenas o que for precisar realmente. Se não precisar do celular, por exemplo, não leve. Se vai precisar tomar água durante o estudo, leve uma garrafa para não perder tempo indo buscar. CADA MINUTO CONTA E É FUNDAMENTAL.
Também é muito importante que você crie o hábito de, após estudar, escrever em um caderno (ou celular, computador, tablet e afins) a data que estudou e as percepções que teve do estudo: o que foi fácil, o que foi difícil e o que precisará praticar desse estudo na próxima vez. Isso é o que vai garantir a continuidade do seu desenvolvimento. Sem isso, você ficará estudando sempre em “círculos”. Ainda sobre as notações, pense elas como parte do seu estudo. Ou seja, do tempo que tiver, reserve uma parte para isso. Se tem 1h, por exemplo, os últimos 10 a 15 minutos precisam ser para as anotações.
Dentro dos dias agendados para estudar, se forem 3 dias na semana e conseguir 1h a cada dia, por exemplo, faça o seguinte:
- Defina antes o que precisa estudar. Assim, você não tirará do tempo de estudo para fazer isso e já estará pensando no que vai praticar. Isso serve para que não perca tempo praticando coisas que não precisa. Se tiver 3 dias para estudo, estude em 2 deles com os conteúdos predefinidos.
- O dia de estudo restante será para tocar o que quiser, não será para estudar. Um erro grave cometido nos estudos é que muitas vezes não tiramos um momento para o “lazer” de tocar. Aí o estudo começa a ficar cansativo e acabamos evitando estudar, porquê ninguém quer fazer algo trabalhoso depois de um dia de trabalho e estresse. Mas se você tem um momento dentro da sua prática para “extravasar”, até os dias de estudo ficarão mais prazerosos, pois serão os dias que darão suporte para o que você tocará no seu dia de “lazer musical”.
Por último, não se culpe por ter menos tempo. Isso é o que você tem hoje e pronto. Só aproveite ao máximo os momentos que tem de maneira organizada e a evolução virá com certeza.
Aqui em baixo, um vídeo onde eu falo sobre a importância de anotar todas as informações dos estudos: