• Pular para navegação primária
  • Skip to main content
  • Pular para sidebar primária

Vídeo Aulas de Improvisação Musical e Saxofone Online

  • Home
  • Depoimentos
  • Improvisação
  • Login
  • Site
  • Blog
  • Contato

5 pontos para separar nos seus estudos de Improvisação

Muitos estudantes de improvisação me perguntam como devem organizar os estudos de improvisação e o que deve ser estudado além de arpejos e escalas de cada tonalidade.

Uma observação que eu preciso fazer é que, só dentro de arpejos e tonalidades, já há um mundo de estudos a serem feitos. Mas como a segmentação do estudo geral da improvisação precisa ser feita, eu separei aqui 5 pontos a serem trabalhados. Vamos lá:

1 – OUÇA

Ouvir músicas que lhe tragam ensinamentos relacionados à improvisação musical é um passo extremamente importante na busca pelo desenvolvimento que você deseja. Assim como um ator não se desenvolve sem assistir bons atores atuando, um pintor não cresce sem apreciar quadros de outros pintores, um escritor não evolui sem ler o que outros escritores produziram, um músico (principalmente um improvisador) não consegue aumentar suas capacidades sem ouvir outros músicos improvisando.

Por isso, a música instrumental é uma ótima aliada neste processo de aprendizado. O recomendado é que você tente ouvir esse tipo de música o máximo possível e com muita atenção a cada detalhe do que os improvisadores fazem.

Independente do seu instrumento, pesquise músicos que toquem algo que você goste e ouça bastante. Seus ouvidos são alguns dos melhores professores que você pode ter.

2 – TRANSCREVA

Uma das definições para “Transcrever” no dicionário é:

“escrever novamente (um determinado conteúdo) em outro lugar; trasladar, copiar, reproduzir.”

Então, trabalhando com essa definição, a minha recomendação é que você não escreva (em um papel ou programa de notação musical) as coisas que ouve das suas referências musicais, mas sim, tente “escrever” com seu instrumento. Isso mesmo! Lembre da última palavra da definição que citei acima: REPRODUZIR.

Trabalhando dessa forma, tocando sem escrever, você já trabalha uma boa parte da sua memória.

Aqui em baixo, um vídeo onde eu falo sobre transcrição no meu canal do YouTube.

E aqui, uma transcrição que eu fiz de um solo de Cannonball Adderley

3 – ESTUDE PADRÕES (PATTERNS)

Eu poderia fazer uma postagem inteira sobre cada um desses pontos, tenho certeza. Cada ponto abre um grande leque de possibilidades de desenvolvimento do músico. Com patterns, não é diferente.

Mas aqui, eu vou falar basicamente sobre a possibilidade que você tem de, usando esta ferramenta, estudar qualquer estrutura que não conhece bem. Se hoje você não tem habilidade com tríades aumentadas, por exemplo, crie um padrão para estudá-las.

Isso acaba levando a uma habilidade importante: Improvisadores aprendem, com o tempo, a criar exercícios dentro de suas dificuldades. Faz muito tempo que não estudo um “método”, mas sim, crio meus próprios exercícios.

Abaixo, um vídeo do meu canal onde falo sobre PATTERNS

4 – ESTUDE FRASES

Assim como na língua falada/escrita, frases são importantes para a entrega da mensagem. Ou seja, todos os solos são compostos de frases e, por isso o músico precisa desenvolver frases que tenham início, meio e fim de uma ideia.

O estudo de frases pode ser feito através de books. Mas você também pode usar as suas, se já conseguir criar, ou de músicas que está transcrevendo. Trabalhe em todos os tons e em situações harmônicas diferentes.

Abaixo, um vídeo do meu canal onde eu abordo o assunto:

5 – MEMORIZE AS MÚSICAS

Todo músico começou a tocar por causa do repertório e você não pode perder isso de vista. Então, crie uma rotina de memorização de músicas de modo a desenvolver um repertório, com melodia e harmonia memorizados.

No vídeo abaixo eu falo sobre uma boa forma de memorizar melodias de modo a não depender mais da partitura para se lembrar delas:

E neste outro vídeo, eu mostro uma boa forma de memorizar a harmonia das músicas que você estuda.

https://www.youtube.com/watch?v=y4fqzhj8spc

Com essas dicas, você tem grandes chances de aproveitar muito melhor os seus estudos de improvisação.

Sidebar primária

Copyright© 2014–2022 - COUTINHO ENSINO DE MÚSICA LTDA CNPJ: 53.425.389/0001-00

Av Generalíssimo Deodoro 663 - Sala 6 - Belém-PA Telefone para contato: +55 (15) 99809 0616

Política de Privacidade